quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

O que é Chikungunya e qual o interesse da sociedade nele?


É um vírus transmitido por insetos, do gênero Alphavirus, que é transmitido aos seres humanos por portador do vírus Aedes. Houve surtos recentes de CHIKV associada com doença grave. CHIKV causa uma doença com sintomas semelhantes ao dengue. CHIKV manifesta-se com uma fase febril aguda da doença dura apenas 2-5 dias, seguido de uma doença prolongada que afeta as articulações das extremidades. A dor associada com a infecção CHIKV das articulações persiste por semanas ou meses, ou em alguns casos, anos.

Sintomas
O período de incubação da doença de Chikungunya é 2-4 dias. Sintomas da doença incluem febre até, uma erupção cutânea petequial do tronco e ocasionalmente os membros, e artrite que afetam várias articulações. Outros sintomas inespecíficos podem incluir dores de cabeça, infecção da conjuntiva, e fotofobia leve. Normalmente, a febre dura dois dias e depois termina abruptamente. Entretanto, os sintomas, ou seja, outras dores nas articulações, dor de cabeça intensa, insônia e um grau extremo de prostração-durar por um período variável, geralmente por cerca de 5 a 7 dias.

Diagnóstico
Testes de laboratório comum para chikungunya incluem RT-PCR, isolamento viral e testes sorológicos.
·         Isolamento do vírus fornece o diagnóstico mais definitivo, mas leva 1-2 semanas para a conclusão e deve ser realizado em laboratórios de Biossegurança Nível 3. A técnica envolve a exposição de linhagens de células específicas para amostras de sangue total e identificação de vírus específicos chikungunya respostas.
·         RT-PCR utilizando pares de primersnested para amplificar várias Chikungunya genes específicos do sangue total. Os resultados podem ser determinados em 1-2 dias. Os reservatórios do vírus principais são macacos, mas outras espécies também podem ser afetadas, incluindo os seres humanos.

Prevenção
O meio mais eficaz de prevenção é a proteção contra o contato com os mosquitos transmissores de doenças e controle de mosquitos. Estes incluem o uso de repelentes de insetos com substâncias como o DEET (N, N-dietil-meta-toluamida, também conhecida como N, N'-dietil-3-methylbenzamide ou NNDB), icaridin (também conhecido como picaridin e KBR3023), PMD (p -menthane-3, uma substância derivada do eucalipto limão), ou IR3535. Vestindo mordida prova de mangas compridas e calças (calças) também oferece proteção. Além disso, peças de vestuário podem ser tratadas com piretróides, uma classe de inseticidas que muitas vezes tem propriedades repelentes. 

Tratamento
Não existem tratamentos específicos para Chikungunya. Não há vacina disponível atualmente. Um ensaio de Fase II vacina, patrocinado pelo governo dos EUA e publicado no Jornal''Americana de Medicina Tropical e Higiene''em 2000, usou um ao vivo, de vírus atenuado, o desenvolvimento de resistência viral em 98% das pessoas testadas após 28 dias e 85 % ainda apresentavam resistência após um ano.
            Um teste sorológico para Chikungunya está disponível a partir da Universidade da Malásia, em Kuala Lumpur, na Malásia.
            Cloroquina está ganhando terreno como um possível tratamento para os sintomas associados com Chikungunya, e como um agente anti-inflamatório para combater a artrite associada com o vírus. Um estudo da Universidade da Malásia descobriram que para a artrite como sintomas que não são aliviados pela aspirina e não-esteróides anti-inflamatórios (AINE), fosfato de cloroquina (250 mg / dia) tem dado resultados promissores. Uma pesquisa feita por um cientista italiano, Andrea Savarino, e seus colegas juntamente com um comunicado de imprensa do governo francês março 2006 foram adicionados mais credibilidade à alegação de que a cloroquina pode ser eficaz no tratamento de chikungunya. Estudos não publicados em cultura de células e macacos não mostram nenhum efeito do tratamento com cloroquina na redução da doença chikungunya.

FONTE: News Medical.