quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Revista Saúde em Foco


A Faculdade Santo Agostinho (FSA), Teresina - PI, possui um periódico multidisciplinar das áreas de saúde (Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia) chamado Revista Saúde em Foco que publica trimestralmente e está recebendo manuscritos científicos atualmente, dentre editoriais, artigos originais, artigos de revisão sistemática e relatos de casos, referentes a assuntos e estudos de interesse técnico- científico nas áreas das Ciências da Saúde, dirigida a pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação. O seu objetivo é "publicar contribuições científicas originais sobre temas relevantes para a saúde em geral".
Para publicar artigos na Revista Saúde em Foco os pesquisadores devem seguir determinados passos, tais como: 

1) O artigo deve ser formatado em papel A4; margens superior (3 cm), inferior (2 cm), esquerda (3 cm), direita (2 cm); espaçamento de 1,5 linha e alinhamento justificado, empregando editor de texto MS Word, versão 6 ou superior, fonte Times New Roman tamanho 12 e máximo de 5000 CARACTERES , incluindo quadros, tabelas, notas, gráficos, ilustrações e referências.

2) A estrutura do artigo deverá ser a seguinte:
- Título completo em português, inglês ;
- Autor e filiação institucional;
- Titulação do(s) autor (es) em nota de rodapé;
- Opcionalmente, constar em nota de rodapé informações indicando as fontes de apoio financeiro e o evento científico em que o trabalho foi apresentado;
- Resumo em Português com cerca de 15 linhas ou até 250 palavras, sem parágrafos, contendo objetivo, metodologia, resultados e discussão e, conclusão ou considerações finais do trabalho. Os resumos deverão ter a versão em Inglês (abstract e as key words). Os artigos submetidos em Espanhol ou Francês deverão ter resumo e palavras-chaves no idioma original, em Português e em Inglês; e um mínimo de três e o máximo de cinco palavras-chaves em letras minúsculas, separadas por ponto e vírgula e não por ponto final; Descritores (unitermos, palavras-chaves):  devem estar na versão da língua selecionada para o texto (em inglês Keywords; em espanhol Palabras clave). As palavras-chave devem constar nos Descritores em Ciências da Saúde - DeCS - da BIREME (disponível no endereço eletrônico <http://decs.bvs.br>) ou Descritores em Ciências da Saúde, da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – LILACS; em inglês, usar os descritores do Medical Subject Headings-MESH, da National Library of Medicine.
- A introdução, deve definir o propósito do estudo, oferecer um breve resumo (não uma crítica) de estudos anteriores relevantes, indicar os novos avanços na investigação em curso, e os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema explorado.
-Materiais e Métodos devem informar brevemente de maneira clara e suficiente para permitir que o estudo seja repetido por outros. Técnicas padrão só precisa ser referenciada.
-Resultados : Deve ser um relato conciso da nova informação que foi descoberto, com o mínimo julgamento pessoal. Não repetir no texto todos os dados das tabelas e ilustrações, mas descrever brevemente o que estes dados comportam.
-Discussão :  Incluir o significado da nova informação e relevância das novas descobertas à luz do conhecimento existente. Somente as citações indispensáveis ​​devem ser incluídas
- Na finalização do artigo apresentam-se as concusão correspondentes aos objetivos e hipóteses do estudo.
- Por último têm-se os elementos opcionais que são: apêndices e anexos.
Elementos Gráficos:
·         Figuras (Fotografias, Desenhos, Gráficos): as figuras e legendas deverão vir logo após as Referências (enumeradas em ordem consecutiva, na ordem do texto); Fotografias e ilustrações (figuras, mapas, gravuras, esquemas e fotos em preto e branco) também devem ser incluídas após as Referências (obrigatoriamente) com extensão TIFF ou JPG, resolução igual ou superior a 300 DPI, para permitir sua reprodução. Se houver figuras extraídas de outros trabalhos, previamente publicados, os autores devem providenciar permissão, por escrito, para a reprodução das mesmas. Esta autorização deve acompanhar os manuscritos submetidos à publicação.
·         Tabelas e quadros: as tabelas também devem ser incluídas no mesmo arquivo, logo após as Referências (enumeradas em ordem consecutiva, na ordem do texto) devem ter título breve.
·         Unidades: seguir as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial-INMETRO, Homepage: www.inmetro.gov.br.
·         Abreviaturas e Siglas: a) forma padrão da língua portuguesa, inglesa ou espanhola. Quando não o forem, devem ser precedidas do nome completo quando citadas pela primeira vez; quando aparecerem nas tabelas e nas figuras, devem ser acompanhadas de explicação. Não devem ser usadas no título e no resumo e seu uso no texto deve ser limitado.
Os artigos podem ser elaborados de forma individual ou em grupo, contemplando, no máximo, cinco autores, podendo concorrer graduandos, graduados, estudantes dos cursos de Pós-Graduação, bem como pesquisadores e professores.