quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Uso indiscriminado de colírios corticóides

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 6,5 milhões de pessoas são acometidas por cegueira irreversível por causa do glaucoma. Esta é a segunda maior causa de cegueira no mundo, perdendo somente para a catarata, que causa danos reversíveis.
Uma das principais razões do crescimento no número de diagnósticos de catarata é o uso indiscriminado de colírios com corticóides, utilizados para tratar infecções oftalmológicas. Normalmente, o paciente procura o médico para tratar uma conjuntivite e para ele é receitado o medicamento. Devido ao rápido alívio, o paciente passa a utilizar o colírio em todas as situações que acha necessário, sem o consentimento do médico, além de indicar para colegas e familiares.
Os efeitos do colírio de corticóide são cumulativos e seu uso prolongado faz com que o líquido que lubrifica os olhos fique retido no interior do órgão, aumentando progressivamente a pressão ocular. Isto  provoca a perda gradual da visão periférica, onde o paciente dificilmente sente algum efeito. Assim, a procura ao médico oftalmologista já é tardia e o quadro já é irreversível.