sábado, 16 de outubro de 2010

Cuidado com os analgésicos


Por Tairo Janilson Cesar de Oliveira e Mateus Alexsandro C. de Carvalho
   
Os analgésicos são medicamentos que aliviam a dor, sem causar entorpecimentos ou perda de consciência; Existem diversos tipos de analgésicos que são indicados para diferentes tipos de dor e mesmo para diferentes pessoas.
Entre os medicamentos de venda livre os principais possuem em sua formulação: ácido acetilsalicílico, dipirona e paracetamol.
Segundo um estudo realizado no Brasil sobre automedicação, os princípios ativos mais frequentes são o ácido acetilsalicílico (35%) e a dipirona (28%).
Ácido Acetilsalicílico
É um analgésico/antitérmico com uma potente ação anti-inflamatória. Seu uso exagerado, especialmente em casos de doses elevadas, pode causar úlcera ou agravamento de quadros de úlcera.
O efeito indesejado mais comum é o sangramento da parede gastrointestinal. O seu uso concomitante com bebidas alcoólicas aumenta o risco de irritação e sangramento gástrico.
Dipirona
É um analgésico/antitérmico com atividade anti-inflamatória limitada. É recomendada quando há ricos de doenças pépticas (estomacais). Os principais efeitos indesejados estão relacionados com alterações do quadro sanguíneo.
A reação adversa mais temida é a agranulocitose, que se trata da diminuição das células de defesa do organismo. Os sintomas são dor na garganta, febre, inflamações na boca, nariz, garganta, ou ainda regiões anal e genital. É uma reação é rara.
Paracetamol
É um analgésico/antitérmico bastante eficiente em dores suaves a moderadas. Indicado quando há riscos de doenças pépticas, pode causar intoxicação em situações que são utilizadas doses elevadas podendo ocasionar "cirrose hepática".
Dúvidas do dia a dia: Uso de Engov®  e álcool
O Engov® possui em sua formulação um antialérgico com propriedades sedativas. A utilização dessa substância juntamente com o álcool que é um depressor do sistema nervoso central pode aumentar o efeito sedativo. Assim, pode ocorrer sonolência intensa, comprometimento da visão e da coordenação motora, que oferecem riscos ao desempenho de certas atividades, como dirigir veículos e operar máquinas.
Além disso, o Engov® possui em sua formulação o ácido acetilsalicílico, que ao ser consumido juntamente com álcool pode aumentar o risco de sangramento gastrointestinal, em pacientes pré-disponíveis.
Alerta para o uso da sibutramina
A partir de estudos, a Anvisa recomenda a contra indicação do uso de medicamentos à base de sibutramina para pacientes com perfil semelhante aos incluídos no estudo scout:
a) pacientes que apresentem obesidade associada à existência, ou antecedentes pessoais, de doenças cardio e cerebrovasculares;
b) pacientes que apresentem diabetes mellitus tipo 2, com sobrepeso ou obesidade e associada a mais um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Veja mais em: http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/posuso/farmacovigilancia
Vareniclina: relatos de reações psiquiátricas
Vareniclina (Champix), usada na cessação do tabagismo, é monitorada pelo Intensive Medicine Monitoring Program (IMMP), da Nova Zelândia, desde sua introdução naquele país, em 2007. Em uma análise dos resultados para 3389 usuários do medicamento no primeiro ano de comercialização na Nova Zelândia (1 de abril de 2007 a 31 de março de 2008), o IMMP identificou notificações (relativas a 284 pacientes) com 538 eventos adversos durante tratamento com vareniclina. Veja mais em: http://www.cff.org.br/userfiles/file/boletim/2010/farmacoterapeutica_012010.pdf